As "manchas senis", conhecidas pelo termo médico de lentigos, são manchas causadas pelo sol que incide sobre a nossa pele ao longo de nossas vidas. Essas manchas surgem a partir da quinta década e se localizam preferencialmente nas áreas expostas da pele, como por exemplo, face, colo, e mãos. Elas podem ser de diversos tamanhos desde milímetros até poucos centímetros, sendo estas maiores, na maioria das vezes, causadas pela confluência de diversas manchas pequenas.
A intensidade do aparecimento depende de vários fatores, os principais são o tipo de pele de cada indivíduo, ou seja, quanto mais clara a pele, maior tendência a ter estas manchas, e o tempo de exposição deste indivíduo ao sol durante toda a sua vida.
Pessoas de pele clara, ou que trabalham expostas ao sol, ou tenham o hábito de frequentar bastante a praia ou piscina, devem usar diariamente protetor solar como uma forma de prevenção das temidas "manchas senis".
Tratamento
O tratamento destas manchas pode ser feito de diversas maneiras: produtos clareadores, peelings químicos, cauterização química, criocirurgia, eletrocirurgia, microdermoabrasão, dermoabrasão e laser. A inclusão do laser no arsenal terapêutico das "manchas senis" trouxe um excelente e rápido tratamento para eliminá-las.
Nenhum comentário:
Postar um comentário